Caro leitor,
Apresentarei algumas frases que frequentemente ouço dos meus alunos.
“Entendo tudo o que leio e ouço, mas travo ao falar.”
“Não tenho vocabulário suficiente para expressar minhas ideias e opiniões de forma complexa”.
“Estudo inglês há cinco anos, mas não consigo falar”.
“Tenho medo de cometer erros e ser julgado(a)”.
Você se identifica com alguma(s) delas? Se a sua resposta for ‘sim’, lembre-se de que você não está sozinho. Muitos dos adultos que me procuram se sentem como você — e eu mesma já me senti assim. Como é frustrante estudar há tanto tempo e continuar usando as mesmas estruturas e palavras sem conseguir se expressar corretamente! Pensamos que nunca atingiremos a fluência e a complexidade tão desejadas.
A boa notícia é que os meus alunos conseguem superar seus medos e traumas, têm um avanço significativo no idioma e alcançam seus objetivos pessoais e profissionais. Com muita técnica, prática, constância, persistência e exposição, você “destrava” e chega ao nível avançado. Não existe milagre: é trabalho, foco e dedicação.
Em seu artigo: “Beyond the plateau: empowering language learners to achieve advanced English”, o professor Sérgio Pantoja (2023, p. 26) descreve três desafios a serem superados por alunos intermediários.
Aqui estão:
- Unir a competência receptiva (reading and listening) à competência produtiva (speaking and writing);
- Atingir o equilíbrio entre fluência e complexidade;
- Expandir o vocabulário.
Ao ensinar meus alunos, sempre tenho esses desafios em mente, e o meu objetivo com este capítulo é ajudar você a superá-los. Veremos alguns exemplos práticos.
- Unindo a competência receptiva à competência produtiva
Você entende quase tudo o que ouve e lê (competência receptiva) mas trava ao falar ou escrever (competência produtiva). De acordo com a minha experiência, é necessário um foco maior no desenvolvimento de estratégias que o ajudem a transferir o que você ouve e lê para o que você fala e escreve. Para tanto, esteja atento às estruturas, pratique-as e tente transferi-las para o seu contexto pessoal ou profissional.
- Atingindo o equilíbrio entre fluência e complexidade
Você já atingiu uma certa fluência e consegue se comunicar em várias situações, mas continua utilizando estruturas menos sofisticadas. Talvez você tenha visto e utilizado estruturas mais complexas, mas não tenha tido a oportunidade de internalizá-las, uma vez que palavras novas só são aprendidas quando vistas por, aproximadamente, dez vezes.
- Expandindo o vocabulário
Para atingir o nível avançado você vai precisar aprender de 5 mil a 10 mil palavras e uma palavra só é aprendida quando vista por, aproximadamente, dez vezes. Neste momento, você já deve estar pensando que é impossível sair do nível intermediário.
Muita calma nessa hora! Vou ajudar você a entender como funciona esse processo. Você pode expandir seu vocabulário a partir das palavras que já conhece. A “chave” é tornar essa prática um hábito.
Tenho certeza de que você conhece o adjetivo clear, mas talvez não tenha tido a oportunidade de explorá-lo. Quando pesquisamos a palavra clear no Cambridge Dictionary, encontramos as definições e exemplos para os níveis A2, B1 e C1. Além disso, várias expressões idiomáticas são apresentadas com significado e exemplos, tais como: “(as) clear as a bell”,“(as) clear as day” e “(as) clear as mud”. “Do I make myself clear?”
Vamos agora explorar a palavra concise. De acordo com Cambridge Dictionary, concise é um adjetivo, e as palavras Concisely(advérbio) e Conciseness(substantivo) estão associadas a ele.
Sugiro que ao procurar por uma palavra no dicionário, você veja quais outras palavras e expressões estão associadas a ela, tome nota e pense em exemplos do seu dia a dia. Tente usar essa palavra na sua próxima conversa ou e-mail. Dessa forma, você tornará seu repertório mais complexo e variado.
Esses são apenas dois exemplos de como você pode expandir seu vocabulário a partir de palavras conhecidas.
Espero que tenha gostado deste artigo!.
Referências:
MENTS, Van Morry. The Effective Use of Role-play. London, UK: Kogan Page Publishers, 1999.
PANTOJA, Sérgio. Beyond the plateau: empowering language learners to achieve advanced English – New Routes #81 Setembro 2023.
RICHARDS, Jack Croft. Moving beyond the plateau. New York, NY: Cambridge University Press, 2008.

Luciana D´Agosto é apaixonada pelo ensino de adultos e co-autora do livro: Travei no Inglês Intermediário. E agora? da Editora BOC.