O Duolingo é hoje um case de sucesso de marketing e traz cursos como matemática, música, diversos idiomas e a plataforma agora conta com seu mais novo curso: xadrez. Quem utiliza o aplicativo sabe que a coruja verde “[…] tornou-se a guardiã do comprometimento dos usuários, enviando lembretes diários que misturavam humor e ironia. A mensagem era clara: não fazer sua lição não passaria despercebido” (SANTIAGO, 2025)
O renomado autor Scott Thornbury em seu célebre livro “Scott Thornbury’s 30 Language Teaching Methods”, no capítulo nomeado “Programmed Instruction: Duolingo”, destaca que, embora o Duolingo cite um estudo que demonstra que 34 horas de uso da plataforma equivalem a um semestre inteiro de ensino de idiomas em nível universitário, há pouca ou nenhuma pesquisa independente sobre sua eficácia. Assim como muitas ferramentas digitais de autoaprendizagem, o Duolingo tem sido criticado por sua abordagem “ultrapassada” e um tanto mecânica, incluindo seu foco limitado em itens gramaticais isolados, sua dependência de frases descontextualizadas e a suposição implícita de que a precisão é um pré-requisito para a fluência. Tudo isso sugere que o Duolingo (e aplicativos semelhantes) pode funcionar melhor como um complemento, em vez de um substituto, para o aprendizado “ao vivo” em salas de aula.
E o que há de interessante então? Segundo o mesmo autor, além de sua interface atraente e fácil de usar, os usuários invariavelmente destacam a motivação intrínseca proporcionada pelo sistema de gamificação e a sensação de satisfação imediata que ele oferece. Eles também valorizam o elemento surpresa por não saberem exatamente que tipo de exercício será apresentado em seguida. E, é claro, há também sua portabilidade e o fato de que o aluno pode revisar sempre que tiver um momento livre, onde quer que esteja.
Devo então desistir do Duolingo? Não. Contudo, é importante compreender suas limitações de forma a evitar frustrações em seu processo de aprendizagem. Venho fazendo nesses últimos tempos o curso de música na plataforma e também aulas de canto de maneira online com uma professora incrível. O curso do Duolingo traz elementos interessantes sobre a leitura de partituras, mas é sentando ao lado da minha professora que consigo tornar a partitura algo vivo.
Use as ferramentas que estiverem ao seu dispor para facilitar seu aprendizado e, se quiser aulas de inglês interessantes, venha para D’Agosto Language School.
Referências:
FISCHER SALVATICO, Marcelo; DE BLASI, Bruno (Ed.). Duolingo lança aulas de xadrez para quem quer aprender do zero. Canaltech, 22 de abr. de 2025. Disponível em: https://canaltech.com.br/apps/duolingo-lanca-aulas-de-xadrez-para-quem-quer-aprender-do-zero/. Acesso em: 23 de abr. de 2025.
SANTIAGO, Guilherme. Como o Duolingo viralizou com uma coruja debochada e conquistou 50 milhões de usuários. Exame. Disponível em: https://exame.com/marketing/como-o-duolingo-viralizou-com-uma-coruja-debochada-e-conquistou-50-milhoes-de-usuarios/. Acesso em: 23 de abr. de 2025.
THORNBURY, Scott. Scott Thornbury’s 30 Language Teaching Methods. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

Jonas Ishikawa é um eterno aprendiz que atua na área da educação há 8 anos. Já foi professor de inglês e hoje atua como formador de professores.